Kit da Microsoft revela novidades do Windows Phone 8.1

O Windows Phone 8.1 já parece ter tido seu kit de desenvolvimento liberado para algumas pessoas e, como tal, é inevitável que alguns detalhes comecem a pipocar pela internet, além da nova central de notificações, como já havia sido noticiado previamente.A primeira grande novidade, segundo um usuário do Reddit que teve acesso às novas ferramentas, é que o WP 8.1 e o Windows RT poderão compartilhar o mesmo código, permitindo que desenvolvedores transportem mais facilmente os mesmos apps dos telefones para os tablets e vice-versa.

Os novos templates de apps incluirão recursos que permitirão que os aplicativos da Windows Store poderão usar os mesmos códigos HTML e JavaScript.

Este é mais um sinal de que as plataformas estão começando a se unir. O passo não é mais um segredo dentro da Microsoft e várias vezes já foi citada a intenção de que o Windows, como um todo, se tornará um sistema único, com o objetivo de criar uma experiência uniforme em qualquer dispositivo. Claro, isso também requer adaptações para os diferentes tipos de hardware, mas a ideia é tornar a vida do usuário que navega pelo ecossistema Microsoft o mais simples possível.

A expectativa era que a união se consumasse em 2015, com o lançamento do “Threshold”, uma nova atualização do Windows e das plataformas da Microsoft como um todo, que também incluiria o Xbox One, permitindo que todas compartilhassem códigos e outros elementos.

Outra novidade apontada pelo usuário é que o sistema permitirá executar vídeos do YouTube diretamente da página da web, sem necessidade de um app à parte, possivelmente como um resultado da disputa entre Google e Microsoft pela disponibilidade de um aplicativo para o Windows Phone.

A documentação aponta para uma possível ferramenta de gerenciamento de arquivos, além da possibilidade de instalar apps em um cartão SD, e usar a câmera em três modos distintos: câmera, “burst” (várias fotos em poucos segundos) e vídeo. Além disso, será possível fechar um aplicativo de forma mais simples, com um deslizar de dedo para baixo.

Fonte: Olhar Digital

Deixe um comentário